O teste de phalen é um teste realizado para avaliar compressão do nervo mediano ou síndrome do túnel do carpo.
O nervo mediano é um ramo do plexo braquial que inerva a maioria dos músculos flexores superficiais e profundos do antebraço, os músculos da região tenar e dois músculos lumbricais. Também fornece inervação sensitiva para algumas regiões cutâneas da mão. Disfunções desse nervo podem ocasionar parestesia, anestesia, perda de força muscular, formigamento, irradiação e outros sintomas clínicos comuns encontrados no nosso dia a dia de atendimentos.
A síndrome do túnel do carpo é uma síndrome ocasionada por lesão do membro mediano. Bem comum em cargos que utilizam o excesso de digitação e atividades com o uso excesso dos membros superiores.
Para identificarmos a lesão desse membro realizamos o teste de phalen.
O paciente deve encostar os dorsos das mãos como na foto abaixo durante 1 minuto. O teste é positivo caso o paciente apresente dor irradiada, formigamento ou dor local, indicando comprometimento desse nervo.
Uma avaliação mal realizada pela falta de conhecimento, faz com que o paciente desista do seu atendimento e procure outro profissional. Por isso o conhecimento correto de todos os testes especiais é fundamental no seu dia a dia de atendimentos.
Por isso a Resportes Educacional preparou um curso completo 100% online dos principais testes do seu dia a dia, correlacionando com as principais patologias encontradas durante o seu atendimento.
Clique e conheça nosso curso completo.