As duas técnicas são realizadas através do agulhamento, o que difere uma técnica da outra é a forma e os locais de aplicação, agindo em vias diferentes de dor.
O Dry needling ou agulhamento a seco é uma técnica realizada pela introdução da agulha no ventre muscular na presença de pontos gatilhos. Existem várias técnicas de agulhamento, incluindo a inserção da agulha no músculo por um período de tempo, a manipulação da agulha, por exemplo, através da pistonagem, ou a indução de contrações musculares com a associação da estimulação elétrica. A técnica estimula pontos de fibras nervosas pela ativação das fibras A delta e inibição das fibras C de dor.
Ao se realizar a introdução da agulha é desejável a “resposta de contração muscular”. O agulhamento leva a alterações nos mecanismos de função muscular, tais como, a sinalização mecânica, a remodelação do citoesqueleto de fibroblastos e a mecanotransdução.
Evidências também sugerem que o agulhamento pode causar alterações bioquímicas relacionadas à dor e à inflamação, melhorando o fluxo de sangue, o que poderia influenciar na produção de força.
Já a acupuntura, é caracterizada pela inserção de agulhas em pontos específicos da derme (acupontos), capazes de estimular o sistema nervoso através dos meridianos, que são pontos energéticos que estimulam e movimentam o fluxo energético (QI) bloqueado. Estudos recentes mostram que essa estimulação provoca a secreção de óxido nítrico, opioide endógenos, e neurotransmissores, como a serotonina, permitindo a comparação aos efeitos provocados pelos anti-inflamatórios não esteróides.
A escolha da técnica dependerá da avaliação de acordo com as demandas e os objetivos terapêuticos a serem atingidos, de forma individualizada respeitando as indicações e contra indicações de cada paciente.
Evidências Clínicas:
Em um estudo recente, foi comparado o tratamento de acupuntura x agulhamento a seco nos casos de disfunções da articulação temporomandibular miogênica. Os resultados mostraram o agulhamento seco mais eficaz na resolução da dor em pontos gatilhos. Por outro lado, a acupuntura mostrou influências positivas na qualidade de saúde geral.
Já em outro estudo, comparando as duas técnicas em casos de dor crônica, mostrou que a acupuntura foi recomendada como terapia não invasiva de primeira linha por ser consistentemente mais eficaz e relativamente segura nos casos de dor crônica, porém, os efeitos só foram observados imediatamente após o término das sessões e no seguimento de curto prazo.
Em uma revisão sistemática sobre acupuntura x dry needling, a acupuntura tem demonstrado maior eficácia na resolutividade dos problemas relacionados à dor e estresse local. Por outro lado, o dry needling nos casos de ponto gatilho parece produzir melhor resposta.
Em outra revisão, sobre os efeitos do agulhamento seco profundo versus superficial ou da acupuntura na dor e incapacidade para condições dolorosas relacionadas à coluna vertebral mostrou diferenças estatisticamente significativas entre os grupos, favorecendo o agulhamento profundo sobre o superficial.
Viés Metodológicos
Os estudos mostram eficácia no manejo da dor nos dois tipos de tratamento, a acupuntura atuando na dor crônica e bem-estar e o dry needling em pontos gatilhos de dor com efeito a mais longo prazo quando comparado a acupuntura.
Porém ainda faltam estudos mais detalhados quanto a eficácia no manejo das condições musculoesqueléticas, pois são heterogêneas e sujeitas a várias limitações. Dentre elas, a própria descrição sobre as duas técnicas. Em alguns estudos, o agulhamento a seco frequentemente é considerado uma forma de acupuntura.
Além disso, mais estudos de alta qualidade são necessários para estimar melhor o tamanho do efeito do agulhamento profundo versus superficial, controlando a localização e a profundidade da lesão, além do tempo de ação e a curto, médio ou longo prazo.
Renata Luri Fisioterapeuta Doutorada pela Unifesp – Sócia na Clínica La Posture
Referências:
- Arthur Yin Fan, Hongjian He. Dry needling is acupuncture: 26672062. DOI: 10.1136/acupmed-2015-011010
- Costa, A; Bavaresco, C. S; Grossmann, E. O emprego de acupuntura versus agulhamento seco no tratamento da disfunção temporomandibular miofascial. Rev. dor 18 (4) • Oct-Dec 2017.
- D Griswold , M Wilhelm , M Donaldson , K Learman, J Cleland. The effectiveness of superficial versus deep dry needling or acupuncture for reducing pain and disability in individuals with spine-related painful conditions: a systematic review with meta-analysis. J Man Manip Ther, Jul;27(3):128-140, 2019.
- Fan, Arthur Yin; Faggert Alemi, Sarah; Li, Yong-Ming.Dry Needling: Is It Derived From Acupuncture? How Did Nonacupuncturists Start Using It?. Altern Ther Health Med ; 26(3): 40-46, 2020.
- Furlan AD, van Tulder MW, Cherkin DC, Tsukayama H, Lao L, Koes BW, Berman BM. Acupuncture and dry-needling for low back pain. Cochrane Database Syst Rev.;(1):CD001351. doi: 10.1002/14651858.CD001351.pub, 2005.
- Oliveira, Raphaela Menezes de; Sousa, Hugo Alves de; Godoy, José Roberto P. de. Efeito da acupuntura na qualidade de vida e no tratamento da dor em pacientes com fibromialgia / Effect of acupuncture on quality of life and the treatment of pain in patients with fibromyalgia. Univ. Ci. Saúde ; 1(12): 37-48, jan.-jun. 2014.
- Leggit JC. Musculoskeletal Therapies: Acupuncture, Dry Needling, Cupping.FP Essent. 470:27-31, 2018.
- Tough EA, White AR, Cummings TM, Richards SH, Campbell JL.Acupuncture and dry needling in the management of myofascial trigger point pain: a systematic review and meta-analysis of randomised controlled trials. Eur J Pain. 2009 Jan;13(1):3-10. doi: 10.1016/j.ejpain.2008.02.006. Epub, 2008.
- Zhou K, Ma Y, Brogan MS. Dry needling versus acupuncture: the ongoing debate. Acupunct Med. 2015 Dec;33(6):485-90. doi: 10.1136/acupmed-2015-010911. Epub, 2015