Panorama Mundial dos Membros da World Confederation for Physical Therapy
Elaborado por Ingred Merllin Batista de Souza
ORIENTAÇÕES PARA OS FISIOTERAPEUTAS DA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR
1 Manter os cuidados e higiene das mãos e utilização de máscaras durante o atendimento.
2 O Fisioterapeuta deve orientar os pacientes / clientes e aos cuidadores, sobre os cuidados preconizados pela OMS e o Ministério da Saúde ao COVID-19.
3 Realizar o atendimento em casos que sejam classificados como graves, mantendo os cuidados se este paciente / cliente apresentar sinais e sintomas ou caso seja positivo para o COVID-19.
4 Orientar aos cuidadores que mantenham a vigilância dos sinais e sintomas dos pacientes / clientes, bem como, orientar que mantenham o ambiente domiciliar bem higienizado e que façam uso de autocuidado e manejo da higiene do espaço em que o paciente / cliente estiver em repouso.
5 Realizar a higiene dos equipamentos utilizados após a sessão domiciliar.
ORIENTAÇÕES PARA OS FISIOTERAPEUTAS QUE ATENDEM EM CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS
1. Ter atenção máxima para os cuidados de higiene no espaço da clínica, fixar cartazes de orientações sobre o COVID-19 e se possível, colocar álcool em gel perto desses lugares, chamando atenção dos pacientes / clientes.
2. Evitar contatos pessoais a uma distância não inferior de 1m e 50cm, e quando atender os pacientes / clientes, se proteger com máscara e outros cuidados durante o tratamento.
3. Fazer uso de máscaras, tanto o Fisioterapeuta quanto a sua equipe.
4. Se possível, atender um paciente / cliente por sala de atendimento, caso não seja possível, colocar macas a uma distância de 2m e com os devidos cuidados de higiene. Se atentando a não deixar mais que um acompanhante durante a sessão. E na sala de espera, colocar as cadeiras com uma distância de 1 a 2 metros.
5. Sempre higienizar as salas de atendimentos, higiene de todas as superfícies inorgânicas com hipoclorito de sódio (0,1% -0,5%), etanol (62-71%) ou peróxido de hidrogênio (0,5%), e manter a ventilação de salas.
ORIENTAÇÃO PARA FISIOTERAPEUTAS DO ATENDIMENTO HOSPITALAR
1. Neste momento de Pandemia, os hospitais estão tomando o máximo de medidas para evitar a propagação dentro dos seus ambientes, bem como, é preconizado que os Fisioterapeutas cumpram todas as normas estabelecidas, autocuidados, higiene e evitem manter contatos sem proteção. Essas normas já existem, mas em casos como este que estamos vivenciando, não se pode diminuir as vigilâncias e atenção.
2. O Fisioterapeuta no ambiente hospitalar faz parte da equipe multidisciplinar que está atuando de frente no combate ao COVID-19.
RECOMENDAÇÕES GERAIS:
1. Ter atenção máxima para os cuidados de higiene: 15 – Lavagem das mãos ou uso de álcool em gel antes e após o atendimento dos pacientes positivo ou não para o COVID-19 (maior atenção caso durante a sessão). – Utilizar a “etiqueta ao tossir”.
2. Evitar contatos pessoais a uma distância não inferior de 1m e 50cm.
3. Fazer uso de máscaras, tanto o Fisioterapeuta quanto a sua equipe.
4. O Fisioterapeuta tem a responsabilidade de compreender os sinais e sintomas, e manter-se informados sobre o COVID-19 que são divulgados por fontes confiáveis como Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e artigos científicos.
5. Informar aos seus pacientes / clientes quais serão as estratégias de reagendamento de sessões, ressalva aos pacientes com quadros mais delicados, ou que não apresentam o COVID-19, fazendo o remanejo, segurança nas sessões.