Compartilhar

Mesmo com a crise econômica, a quantidade de cirurgias plásticas com fins estéticos cresce no Brasil. Foi realizado no ano passado 1,7 milhão de operações no País, sendo 60% para fins estéticos, estima o censo bianual da Sociedade de Cirurgia Plástica (SBCP), principal entidade do setor. Comparando com dados do período anterior, de 2016, o número de cirurgias plásticas estéticas é 25,2% maior. O Brasil é um dos líderes nessas intervenções.

Ou seja, cada vez mais os profissionais da Estética recebem essas demandas de pacientes no Pós operatório em busca de uma melhor resolução da cirurgia proposta.

Mas sabemos que apesar dos cuidados, algumas situações clínicas podem ocorrer devido às cirurgias, como: inchaços, fibroses e muito mais. 

Os principais objetivos do atendimento no pós-operatório são: diminuição de dor e edema ocasionado pelas incisões cirúrgicas, favorecimento da reparação tecidual, aceleração na resolução de hematomas, além da prevenção e tratamento de fibroses e cicatrizes. 

A Eletroterapia corporal vem como um conjunto de recursos tecnológicos com a finalidade de auxiliar nesse processo de recuperação do pós operatório. Dentre esses recursos podemos como: Microcorrentes; Fotobiomodulação; Radiofrequência; Ultrassom; Carboxiterapia; Vácuo/Endermoterapia.

O ultrassom terapêutico é um equipamento de uso comum na estética. Possui um gerador de energia elétrica de alta frequência que converte a mesma em ondas mecânicas (acima de 20KHz). As ondas mecânicas em contato com tecidos biológicos produzem efeitos no organismo, auxiliando na redução de edemas.

Entretanto, o uso inadequado da máquina, assim como seus parâmetros errados não proporcionaram os efeitos esperados na recuperação da paciente, fazendo com que essa paciente desista do recurso ou procure outro profissional especializado em Pós Operatório.

Por isso, torna-se necessário o conhecimento correto dos recursos a seu aplicado no seu atendimento e não apenas o investimento financeiro na máquina.

No Curso de Eletroterapia da Resportes abordamos os principais recursos utilizados no P.O. corporal e como utilizá-los nas suas pacientes. Clique e conheça nosso cronograma.

Referências: 

Mesmo na crise, cirurgia plástica aumenta 25,2% – 17/08/2019 – UOL Notícias

Veja Também

Blog Educacional

Fisioterapeutas podem utilizar Hidrolipoclasia Ultrassônica

Fisioterapeutas podem utilizar Hidrolipoclasia Ultrassônica O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO reconheceu, através do Acórdão Nº 635, a habilitação dos profissionais