A vascularização dos Membros Superiores
A vascularização dos MMSS acontece por uma única artéria que durante o seu trajeto até o cotovelo recebe diferentes nomes: Artéria Subclávia (direita e esquerda), Artéria Axilar, Artéria Braquial, Artéria Radial e Artéria Ulnar.
– Artéria Subclávia Direita: Esta artéria surge do tronco braquiocefálico passando superiormente e lateral a margem medial do músculo escaleno anterior.
– Artéria Subclávia Esquerda: Esta artéria surge do arco da aorta e segue em direção a borda medial ao músculo escaleno anterior.
– Artéria Axilar: À partir da borda externa da primeira costela a artéria subclávia passa a se chamar Artéria Axilar. Deste ponto em diante inicia-se a irrigação dos MMSS. As Artérias Axilares irrigam a região anterior do tórax, as escápulas, o músculo deltoide e o grande dorsal.
– Artéria Braquial: Tem início na margem inferior do tendão do músculo redondo menor, seguindo por todo o braço até a articulação do cotovelo. Em sua origem ela se situa medialmente ao úmero e conforme segue seu trajeto ao cotovelo passa para face anterior chegando até o meio dos dois epicôndilos (medial e lateral) na fossa cubital. Ela irriga toda a musculatura superficial e profunda da região radial do antebraço e mão.
– Artéria Radial: Após a bifurcação na fossa cubital, a Artéria Radial segue até o punho passando lateralmente pelo carpo (região radial) finalizando seu trajeto no arco palmar.
– Artéria Ulnar: Inicia-se logo abaixo da articulação do cotovelo seguindo para o lado ulnar do antebraço até a região do punho chegando no arco palmar. Ela irriga toda a musculatura superficial e profunda da região ulnar do antebraço e mão.
*** As artérias Radial e Ulnar se comunicam (anastomosam) formando o ARCO PALMAR PROFUNDO que dará origem às Artérias Digitais Palmares Comuns e Artérias Metacarpianas Palmares.
Profa. Elisabete Bozolan, é fisioterapeuta e professora do curso de Anatomia Palpatória da Resportes