A ação fisiológica da Ventosaterapia
A Ventosaterapia atua, principalmente na limpeza do sangue, eliminando gases estagnados pelas trocas gasosas, mantendo assim o equilíbrio ácido-básico do sangue. Essa troca gasosa feita pela ventosa é similar a hematose feita pelos pulmões, onde há a entrada de oxigênio pela diferença de pressão que é distribuído por todo corpo e com a remoção dos gás carbônico, elevando o PH. Além da troca gasosa, favorece o sistema imunológico.
Suas vantagens fisiológicas favorecem as trocas gasosas, aumenta a mobilidade dos líquidos corporais, aumenta o trofismo tissular, melhora a tonificação tissular e atua sobre gânglios linfáticos.
Correlacionando a fisiologia da ventosa com a fisiologia da circulação sanguínea observamos que a aplicação da ventosa incentiva a hematopoiese, que consiste no processo de formação, maturação e liberação no organismo das células sanguíneas.
Quando inserimos água no copo de ventosa provocamos o vácuo e observamos a formação de bolhas, isso comprova a qualidade de trocas gasosas na aplicação da ventosa.
A pressão negativa imposta pelo vácuo provoca a dilatação das arteríolas e veias facilitando a difusão do oxigênio ao longo das paredes dos capilares dos tecidos.